- Dicas
Modelos preditivos na Saúde
Modelos de predição na Saúde são ferramentas inovadoras baseadas em inteligência artificial que existem no apoio à tomada de decisões mais informadas… facilitando o planeamento e gestão de cuidados de saúde.
Os modelos preditivos já são utilizados na Saúde em inúmeros contextos - diagnóstico precoce, personalização do tratamento, manutenção de equipamentos… - mas também podem… e devem!... ser aplicados no domínio do cuidado propriamente dito.
Através do mapeamento de jornadas de cuidado e da avaliação de variáveis intrínsecas(comportamentais) e extrínsecas(ambientais), aliada à identificação precoce de “pontos críticos” e à instrumentalização de conhecimentos teórico-práticos(saberes e experiências de peritos em cuidar)… colhem-se dados valiosos de onde emergem informações(insights) que possibilitam antecipar necessidades de cuidados multidimensionais - reais, potenciais e latentes, delinear estratégias e planear intervenções… que contribuam para experiências bem sucedidas por parte de indivíduos, famílias e/ou cuidadores informais.
A análise dos dados recolhidos permite reconhecer e validar quais os recursos - profissionais, serviços, produtos, inovação e informação - mais relevantes/impactantes no momento vivenciado, viabilizando a formulação de combinações de “soluções de cuidado”, as quais constituem algoritmos de cuidados de saúde, permitindo de uma forma mais objetiva e eficiente a promoção de saúde e a mitigação de riscos e complicações… favorecendo ganhos em saúde e segurança no cuidar.
Os modelos preditivos na Saúde são de capital importância e utilidade na mudança do paradigma de uma Saúde demasiado reativa e pontual… para uma outra mais proativa e contínua, contribuindo para alavancar índices de qualidade de vida e longevidade.